martes, 4 de diciembre de 2012

Catedral Santiago de Compostela - Espanha

  A Catedral de Santiago de Compostela é uma catedral em estilo românico, pertencente à Arquidiocese de mesmo nome. Ela é uma profusão de estilos, as duas maiores torres do conjunto são do século 17, auge do barroco, porém, o estilo que domina é o estilo românico. O resultado dessa mistura são ricos e ostentativos detalhes nas fachadas, contrastando com a concepção sóbria do edifício, marcado por arcos, paredes maciças e poucas janelas. O estilo românico da catedral é fruto de uma campanha cultural empreendida com o objetivo de educar os fiéis e dar monumentalidade às relíquias dos santos, assim como a seus templos. Pretendia-se passar a mensagem de que somente quem vivesse de acordo com os preceitos da Igreja chegaria ao Paraíso. 
 É um centro milenar de peregrinação cristã da Europa e foi fator determinante para colocar a Espanha dentro dos círculos medievais graças ao chamado Caminho de Santiago, dedicado a Santiago Maior, atual padroeiro e protetor do Reino da Espanha. Foi também uma grande escola de cantaria onde se formaram famílias e gerações de canteiros, que espalharam por toda Galiza o aprendido durante sua construção.

 A construção atual iniciou-se em 1075 e 1128 durante a Reconquista Cristã na época de Cruzadas e está situada no centro histórico da cidade na zona mais ocidental da cidade antiga a qual está no centro da província da Corunha, na Galicia, Espanha. Baixo a direção facultativa do mestre Bernardo o Velho, segundo a leitura do epígrafe da Capela do Salvador transcrita por Ángel del Castillo. Quando o bispo Diego Páez foi destituído em 1088, estavam já feitas as três capelas da charola com seus trechos. Em 1101 o mestre Estevão abandona Compostela deixando completadas as capelas semi-decagonais da charola e estavam a ser realizadas obras na portada de Pratarias. Foi nos braços do cruzeiro, em direção às portadas do Paraíso e de Pratarias, onde se começou a contratar por tarefa em quantidade importante. Em 1103 foram inscritas nas jambas de Pratarias a data de assento da portada. Seguindo à História Compostelana em 1105 consagraram-se os altares, consagração talvez coincidente com o remate do cruzeiro. Em 1112 estavam construídos os primeiros trechos do corpo principal da igreja e as pequenas torres laterais. Finalmente em 1122 concluíam as obras do templo, deixando para trás meio século de trabalhos.
Durante toda a Idade Média a Catedral veio ser a representação material do poder senhorial do Arcebispado Compostelano, sendo o palco de muitos dos feitos mais importantes da história da Galicia.

  O Pórtico da Glória da Catedral de Santiago de Compostela é um pórtico do românico realizado pelo Mestre Mateus e sua oficina entre 1168 e 1188.
A estrutura arquitetônica do pórtico consiste em três plantas superpostas: a cripta que simboliza o mundo terreal, o pórtico propriamente dito, que constituía a porta de entrada ocidental à catedral, e que permaneceu aberto ao exterior durante a Idade Média e no que se representava a Jerusalém Celeste, e a última planta era a tribuna, na qual as rosáceas possibilitavam que estivesse iluminada tudo o dia. Representando a elevação do humano ao divino.
  O Pórtico da Glória está constituído por três arcos, o central é o maior. No tímpano central, baseado no Evangelho segundo João, representa-se a Cristo em Majestade com as mãos mostrando as chagas, rodeasse pelo Tetramorfos, as imagens dos evangelistas e anjos que levam os instrumentos da paixão de Jesus. Na arquivolta representam-se, sentados, os 24 anciãos do apocalipse, cada um leva um instrumento musical ou uma taça. No arco esquerdo são representados os justos que aguardam a chegada do Salvador e no da direita representa-se o Julgamento Final. Nos ângulos figuram os quatro anjos do mal Apocalipse.





Fachada da Catedral - Praça do Obradoiro



Portões de Fachada -  Praça das Pratarias



Interior da Catedral 





Planta da Catedral





Pórtico da Glória.



Lateral da Catedral - Praça da Quintana





 Vista de longe




Atrás da Catedral




Etapas




Obs: A Catedral de Santiago de Compostela é o ponto turistíco mais visitado de toda a Espanha.


- Aline Goes

No hay comentarios:

Publicar un comentario